I - OBJETIVO:

 

O CURSO COMPLETO PARA CONCURSOS DE ANALISTA E TÉCNICO ADMINISTRATIVOS DE TRIBUNAIS objetiva revisar teoricamente o conteúdo programático frequentemente cobrado dos cargos de analista administrativo, para os alunos que irão se submeter aos concursos desses tribunais. Nesse curso, o CERS trabalha com um grupo de professores com longa experiência em concursos para Analista Administrativo de Tribunais (TRF’s, TJ’s, TRE’s, Ministérios Públicos estaduais dentre outros).

 

Aqui você assistirá a mais de 160 horas de aula e encontrará todas as disciplinas cobradas para concursos de Analista de Tribunais – Área Administrativa – com explanação teórica densa e consistente a fim de que se prepare com antecedência para tais concursos.


II - CARGA HORÁRIA:

 

Serão gravados 83 encontros, sendo 02 horas por encontro, divididas em blocos com 30 minutos, conforme cronograma abaixo:

 

Disciplina

Professor

Encontros

Língua Portuguesa

Maria Augusta

10

Informática

Emanuelle Gouveia

08

Raciocínio Lógico-Matemático

Jairo Teixeira

08

Redação / Prova Discursiva

Daniel Souza

04

Noções de Direito Constitucional

Romoaldo Goulart

08

Noções de Direito Administrativo

João Paulo

08

Direito Civil

Roberto Figueiredo

06

Direito Processual Civil

André Mota

06

Leis 8.112/90 e 11.416/06

João Paulo

03

Administração Geral e Pública

Elisabete Moreira

08

Administração de Recursos Humanos e de Materiais

Elisabete Moreira

06

Noções de Administração Financeira e Orçamentária

Wilson Araújo

08

 

* O rol de professores poderá sofrer acréscimos ou supressões por motivo de força maior, ficando a cargo do CERS essas alterações.

 

Vantagens desse curso:

 

A) Aulas atualizadas e gravadas exclusivamente para este curso.

B) Canal de dúvidas (SUA MENSAGEM) direto com cada professora para retirar as dúvidas dos alunos.

C) Aulas densas e aprofundadas específicas para concursos de Analista de Tribunais.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

LÍNGUA PORTUGUESA: Ortografia/Uso dos PORQUÊS. Acentuação (já de acordo com a Nova Ortografia) /Crase (uso do acento grave). Vozes Verbais. Valores de QUE e de SE. Uso e Colocação de pronomes. Termos da Oração (análise sintática). Orações Coordenadas e Subordinadas. Concordância Verbal e Nominal. Flexão verbal (verbos regulares, defectivos). Pontuação. Interpretação / Tipologia Textual

 

INFORMÁTICA: Componentes de um computador: processadores, memória e periféricos mais comuns; dispositivos de armazenagem de dados; propriedades e características. Redes sociais; Redes de computadores. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). Sítios de busca e pesquisa na Internet. Grupos de discussão. Computação na nuvem (cloud computing). Segurança da informação. Procedimentos de segurança. Noções de vírus, worms e pragas virtuais. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). Procedimentos de backup. Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage). Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Libre Office e Office 2013). 

 

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas. Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.

 

REDAÇÃO/PROVA DISCURSIVA: O papel da prova discursiva nos concursos: uma noção de texto; tipologia de textos nos exames (narração, descrição, dissertação); dissertação argumentativa x dissertação expositiva; dissertação nos concursos – conceitos e estruturas dos textos: A dissertação argumentativa; A dissertação expositiva. O estudo de caso. As questões discursivas. Dissertação argumentativa x dissertação expositiva. Dissertação nos concursos – conceitos e estruturas dos textos: A dissertação argumentativa; A dissertação expositiva; O estudo de caso; As questões discursivas; Planejamento do texto (como planejar o texto a ser produzido); A coerência e a coesão textuais: Mecanismos de coesão nos textos e de eficiência comunicativa; A produção do texto: exemplos de textos produzidos em concursos anteriores O que evitar em provas discursivas de concursos.

 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Introdução ao direito administrativo; Princípios da administração pública; Poderes da administração pública; Organização da administração pública; Terceiro setor; Agentes públicos; Licitações; Contrato administrativo; Atos administrativos; Controle da administração pública; Responsabilidade civil do estado; Serviços públicos.

 

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO:  Direito Administrativo. Conceito. Administração Pública. Regime jurídico-administrativo. Conceito. Princípios expressos e implícitos da administração pública.  Noções de organização administrativa. Centralização, descentralização, concentração e desconcentração. Administração direta e indireta. Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.  Ato administrativo. Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies.  Poderes administrativos. Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. Uso e abuso do poder.  Licitação. Princípios. Contratação direta: dispensa e inexigibilidade. Modalidades. Tipos. Procedimento. Contratos Administrativos.  Improbidade Administrativa. Conceito.  Atos de Improbidade. Sanções por Improbidade. Controle da administração pública. Controle exercido pela administração pública. Controle judicial. Controle legislativo. Responsabilidade civil do Estado. Responsabilidade civil do Estado no direito brasileiro. Responsabilidade por ato comissivo do Estado. Responsabilidade por omissão do Estado. Requisitos para a demonstração da responsabilidade do Estado. Causas excludentes e atenuantes da responsabilidade do Estado. 

 

DIREITO CIVIL: Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB): vigência e revogação da lei, obrigatoriedade da lei, aplicação da lei no tempo e no espaço, integração e interpretação. Pessoas Naturais. Personalidade: conceito e aquisição. Capacidade de direito e capacidade de fato: impactos do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Pessoas Jurídicas: disposições gerais. Domicílio Civil. Dos Bens: bens imóveis; bens móveis; bens fungíveis e consumíveis; bens divisíveis; bens singulares e coletivos; bens públicos. Dos Fatos Jurídicos: Dos negócios jurídicos. Dos atos jurídicos lícitos. Dos Atos Ilícitos. Defeitos do Negócio Jurídico: erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores. Simulação. Invalidades do Negócio Jurídico: nulidades absolutas e relativas. Prescrição e Decadência. Obrigações e Responsabilidade civil: noções gerais.

 

DIREITO PROCESSUAL CIVIL: Da Jurisdição e da Ação. Das Partes e dos Procuradores: Da capacidade processual; Dos deveres das partes e dos seus procuradores; Dos procuradores. Do Ministério Público. Dos Órgãos Judiciários e dos Auxiliares da Justiça: Da competência; Da competência interna; Do juiz; Dos auxiliares da justiça (Do serventuário e do oficial de justiça; Do perito). Dos Atos Processuais. Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo. Do Processo e do Procedimento: Petição Inicial; Resposta do Réu; provas; sentença e coisa julgada. Execução fiscal: execução de multa eleitoral (competência e procedimento). 

 

LEIS 8.112/90 E 11.416/06: Agentes Públicos: Conceito; Lei 8.112/90: introdução; provimento e vacância; remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; acumulação remunerada; Regime Disciplinar; Processo Administrativo Disciplinar. Lei 11.416/2006.

 

ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA: Processo organizacional: planejamento direção, comunicação, controle e avaliação. Planejamento estratégico, tático e operacional; Gestão estratégica: Negócio, missão, visão de futuro, valores. Diagnóstico organizacional: análise dos ambientes interno e externo e estratégias. Balanced scorecard, mapa estratégico; Indicadores de gestão; gestão pública eficiente, eficaz e efetiva; Características das Organizações formais modernas, estrutura organizacional. Gestão de projetos. Gestão de processos e simplificação de rotina de trabalho.  PDCA, monitoramento e avaliação. Administração Pública: governança, governabilidade e accountability, administração gerencial e Gestão de resultados na produção de serviços públicos. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.  Gestão estratégica do Poder Judiciário brasileiro e ferramentas de análise para gestão. Gestão Estratégica: excelência nos serviços públicos – GESPÚBLICA.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E DE MATERIAIS: Gestão de Pessoas. Conceitos. Estratégias de RH. Treinamento, Desenvolvimento e Educação corporativa. Gestão de desempenho: conceitos, objetivos, métodos.  Motivação. Liderança e Chefia. Cultura Organizacional: conceitos, elementos e clima organizacional.  Gestão por Competências.

Administração de Recursos Materiais: Classificação de materiais.  Atributos para classificação de materiais. Tipos de classificação.  Metodologia de cálculo da curva ABC. Gestão de estoques. Compras. Organização do setor de compras. Etapas do processo. Perfil do comprador. Modalidades de compra. Cadastro de fornecedores. Recebimento e armazenagem. Entrada. Conferência. Objetivos da armazenagem. Critérios e técnicas de armazenagem. Arranjo físico (leiaute). Distribuição de materiais. Características das modalidades de transporte. Estrutura para distribuição. Gestão patrimonial. Tombamento de bens. Controle de bens. Inventário. 

 

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: Conceitos. Orçamento-Programa: conceitos e objetivos. Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA. Princípios orçamentários. Proposta orçamentária: Elaboração, discussão, votação e aprovação. Lei nº 4.320/64: Receita e Despesa Pública; Classificações.  Execução orçamentária e financeira: estágios e execução da despesa pública e da receita pública. Restos a Pagar. Créditos Adicionais. Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal): Planejamento e Despesa Pública.



ANALISTA E TÉCNICO ADMINISTRATIVOS DE TRIBUNAIS - 2016

  • Disponibilidade: IMEDIATA - Comece a estudar agora mesmo!
  • R$ 175,00
  • R$ 105,00

Parcelamento em Até

1X de R$ 105,00
2X de R$ 52,50
3X de R$ 35,00
4X de R$ 26,25
5X de R$ 21,00
6X de R$ 17,50
7X de R$ 15,61
8X de R$ 13,72
9X de R$ 12,26
10X de R$ 11,09

formas de pagamento formas de pagamento formas de pagamento formas de pagamento formas de pagamento formas de pagamento formas de pagamento formas de pagamento formas de pagamento

Ao clicar em "COMPRAR" você será redirecionado ao seu carrinho de cursos para finalizar sua compra

Etiquetas: analista, tÉcnico, administrativos, tribunais, curso, completo, 2016, cursos

Real Time Web Analytics